O que é Pressão Alta?

É uma doença determinada por herança genética e agravada por fatores como obesidade, sedentarismo, tabagismo e estresse.

É considerada perigosa, porque muitas vezes seus sintomas não são sentidos, ou seja, conhecida como uma doença silenciosa. Considera-se que uma pessoa é hipertensa quando sua pressão arterial é registrada acima de 140x90 mmHg (mililitros de mercúrio)*.

Se o paciente não se trata e mantém maus hábitos alimentares, não se exercita, abusa do álcool e do cigarro, a doença pode se manifestar e levar à consequências como infarto, aneurisma, problemas renais, cegueira e até morte súbita.

Medição PressãoSintomas da Pressão Alta

 Dor de cabeça e tonturas;

Cansaço corporal (fadiga);

O paciente se sente sufocado, com falta de ar;

Apresenta constantemente sangramentos pelas vias nasais.

Apesar dos pacientes com pressão alta apresentarem esses sinais em comum, nem sempre eles são suficientes para diagnosticá-los como hipertensos, já que outras doenças também apresentam os mesmos sintomas.

Tratamento para Pressão Alta

Existem procedimentos simples, comportamentais, que são recomendados pelos médicos para lidar com a doença, como diminuir a quantidade de sódio (presente no sal) nos alimentos, praticar atividades físicas frequentemente, fazer dieta para controlar o peso, evitar ingestão de álcool. Há ainda, tratamentos com medicamentos que ajudam a controlar a pressão arterial.

*pressão arterial considerada normal: 130x85 mmHg