O que é Mal de Alzheimer?

Homem Mal É uma doença degenerativa que atinge os neurônios. Costuma atingir pessoas com mais de 65 anos. A maioria tem um histórico familiar desse tipo comum de demência.

As pessoas diagnosticadas com a doença de Alzheimer apresentam, primeiro a perda de memória recente e, depois, a morte progressiva de neurônios provoca mudanças de comportamento e variações no humor.

A herança que determina o aparecimento desse mal é autossômica dominante, mas o gene só se manifesta na terceira idade, variando de pessoa para pessoa. Aumenta sua incidência com aumento do número de velhos na população.

Sintomas do Mal de Alzheimer

⇒ Perda de memória, esquecendo-se dos acontecimentos recentes;

Perda das capacidades cognitivas;

Não consegue prestar atenção no que ocorre ao seu redor;

A linguagem é comprometida, fica mais pobre;

Os movimentos também são comprometidos: depois de um tempo não conseguem comer ou tomar banho sozinhos;

O paciente se torna agressivo e mal-humorado;

Em estágios mais avançados, não reconhece seus familiares e se torna incapaz de realizar atividades simples.

Tratamento para Mal de Alzheimer

Quando o diagnóstico é dado no início da doença, é possível frear o desenvolvimento acelerado com tratamento farmacológico, que inibe a ação da enzima destruidora da proteína que reveste os neurônios.

Com uso controlado desses remédios, o paciente tem a possibilidade de retardar os efeitos dessa doença e não sofrer com a rápida perda de cognição e memória.

Existe, ainda, a possibilidade de regeneração dos neurônios através dos estudos com células-tronco. Ela ainda é só uma esperança de cura, não é 100% comprovada e está apenas na fase de testes.