O que é Diabetes Mellitus?

É uma doença causada pelo excesso de glicose no organismo, uma espécie de deficiência metabólica que não transforma quantidade suficiente de açúcar em insulina. É determinada por fatores genéticos e por questões ambientais, como os hábitos alimentares e o modo de vida.

Divide-se em dois tipos. A primeira é causada por uma deficiência na célula beta do pâncreas, que produz a insulina. Já a última, é resultado de um mecanismo que o organismo cria para inibir a ação da insulina e acontece principalmente com pessoas obesas. Ambos os tipos se desencadeiam muito cedo, geralmente em pessoas jovens e até em crianças.

Sintomas da Diabetes Mellitus

⇒ A pessoa se vê com vontade de beber água e urinar muitas vezes;

⇒ Se sente cansado (fadiga), fraco e podem ficar tontos com frequência;

⇒ Dificuldade de enxergar, apresenta uma visão borrada;

⇒ O apetite aumenta mais que o normal;

⇒ Há excessiva perda de peso e apesar de estar se alimentando bem o indivíduo não consegue atingir um peso ideal.

Aplicação InsulinaTratamento para Diabetes Mellitus

A saída para tratar diabetes é controlar a alimentação, para que o nível de glicose no sangue não aumente demais, já que a doença não tem cura. Para tanto, a alimentação deve ser controlada, seguindo uma dieta balanceada e evitando alimentos que contenham açúcar.

As atividades físicas devem fazer parte da vida de quem tem diabetes e, em alguns casos, é necessário o uso de medicamentos, injeção de insulina e monitoramento do nível de glicose.