O que é Distrofia Miotônica?

É uma doença que atinge os músculos e seus sintomas podem aparecer na infância, mas, na maioria dos casos, se manifesta na fase adulta. Trata-se de uma atrofia muscular progressiva. A forma congênita é a mais grave, pois gera retardo mental e dificuldades para se alimentar e respirar já que atinge os músculos da face.

A distrofia miotônica de Steinert, como também é conhecida, é autossômica e dominante. Caracteriza-se pela diminuição progressiva da massa muscular, principalmente dos membros superiores e do rosto. A doença pode se manifestar mais forte com o passar das gerações e isso explica por que ela tem se manifestado cada vez mais cedo.

Medicamento Distrofia MiotonicaSintomas da Distrofia Miotônica

Fraqueza;

Catarata (opacidade do cristalino);

Dificuldade para relaxar a musculatura das mãos após contração;

Queda das pálpebras;

Calvície frontal precoce nos homens;

Dificuldade para falar e engolir;

Arritmia cardíaca.

Tratamento para Distrofia Miotônica

O tratamento convencional para distrofia miotônica de Steinert é o uso de medicamentos e fisioterapia. Esses métodos servem apenas para aliviar a dor do paciente.

A maior aposta da ciência, no entanto, são as pesquisas com células-tronco. Embora não seja algo concreto, o tratamento com células-tronco pode melhorar a condição de vida das pessoas com distrofia, pois haveria a possibilidade de regenerar o tecido muscular atrofiado, devolvendo ao paciente a qualidade de vida.